Euler Hermes 2015 perspectivas econômicas: Fábula sem final feliz

11.02.2015

SÃO PAULO, Brasil – 11 de fevereiro de 2015 – Apesar da fraca demanda e a incerteza geopolítica, a Euler Hermes, a líder mundial em seguro de crédito, prevê um ligeiro aumento em 2015 do crescimento econômico global de 2,8% partindo de uma estimativa de 2,5% em 2014. Ao mesmo tempo, a mais recente relatório de Panorama Econômico da seguradora (Economic Outlook Report) aponta para um processo de recuperação que está longe de terminar.

"Os consumidores dos países pós-recessão estão lentamente voltando aos níveis dentro da tendência, mas é improvável diminuir sua cautela no curto prazo", disse Wilfried Verstraete, presidente do Conselho da Euler Hermes. "Na Europa, o Banco Central Europeu está decidido a quebrar o ciclo vicioso de demanda anêmica e investimento atrofiado, mas o repasse para a economia real, volumes de faturamento e lucros das empresas vai demandar tempo."

Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que em março de 2015 começará a compra de títulos com grau de investimento no mercado secundário emitidos pelos governos da zona do euro, agências e instituições da UE. A decisão está atrasada em comparação com  o Federal Reserve dos EUA ou o Banco de Inglaterra, e a Euler Hermes espera um limitado impacto positivo sobre a economia real da região: 0,5 pontos percentuais do crescimento do PIB e de 0,3 pontos percentuais da inflação nos próximos 12 a 18 meses . Vendo a ação do BCE, como parte de um cenário de recuperação de vários anos, a Euler Hermes estima que a Zona Euro vai crescer 1,1 por cento em 2015 - o mais alto em quatro anos.

Quanto ao Brasil, a meta do governo é chegar a um superávit primário de 1,3% do PIB em 2015 e 2% em 2016-2017 com enormes programas de investimento em curso, estas políticas são bem-vindas como primeiro passo para resolver os desequilíbrios macroeconômicos. No entanto, eles também vão pesar sobre os níveis de atividade geral, pelo menos no curto prazo. A Euler Hermes estima que o déficit de investimento acumulado nos últimos 10 anos atinge USD 1,1 trilhões e espera que o PIB real cresça apenas 0,5% em 2015, após estagnar em 2014.

Apesar do primeiro aumento da taxa de juros esperada em uma década e financiamento ao comércio mais seletivo (interno e externo), o crescimento norte-americano vai se expandir 3,1% em 2015, impulsionado pelo aumento do emprego, o aumento da confiança do consumidor e os preços baixos de energia.

"Nos EUA, a liquidez adicional criada ao longo de seis anos, que apoiará os preços dos ativos e impulsionará a economia global, não vai desaparecer em breve", observou Ludovic Subran, economista-chefe da Euler Hermes. "O ganso vai continuar botando ovos de ouro, desde que eles não o matem, aumentando as taxas de forma muito agressiva."

A inflação dos EUA é provável que se mantenha perto da meta de 2 por cento se a calmaria permanecer no mercado de trabalho (os EUA deveriam ter de 5 a 10 milhões mais postos de trabalho nesta fase da recuperação, apesar do aumento do emprego), mantendo as pressões salariais sob controle. A fraca economia global, o dólar dos Estados Unidos estável e a queda dos preços da energia também vão colocar pressão sobre a inflação.

Na China, o crescimento deverá desacelerar para 7,3%, o mais lento em 25 anos. O país continuará a se concentrar mais orientado no crescimento do mercado interno e, fundamentalmente, reduzindo o excesso de investimento e de excesso de capacidade.

As economias emergentes irão crescer ligeiramente em 3,9% em 2015, depois de 3,8% em 2014. O relatório destaca que a recente queda dramática dos preços do petróleo para cerca de USD 50 por barril poderia fornecer alívio para muitos países com contas altas de energia, como Índia e China, enquanto exportadores - os países do Golfo, por exemplo - terão de se adaptar a menores receitas e ser seletivo sobre investimentos e gastos públicos.

"Continuamos a ver alertas políticos no mundo emergente. O risco político pode reverter os fluxos de investimento e apertar o botão de “pausa” no desenvolvimento do setor privado por algum tempo, como ficou provado na Ucrânia e na Rússia. Eles foram atingidos por uma tempestade perfeita: a queda dos preços do petróleo, as sanções econômicas, a fuga de capitais e queda do valor do rublo para quase metade", disse Subran.

Regional growth rates (%)

PR-2015EconomicOutlook-Brazil-PT

Sources: IHS, Euler Hermes