Análise Euler Hermes: 2014 um ano de Decepção, Rompimento e divergência; 2015 determinado pela Liquidez, Demanda e Política

Baltimore, MD - 8 de dezembro de 2014 - O risco de inadimplência das empresas não desapareceu e cautela é a ordem que o mundo continua a sofrer com o crescimento e a prospecção de negócios pouco animadoras, de acordo com o mais recente Economic Outlook "Uma maçã podre pode estragar o barril" da Euler Hermes, a líder mundial em seguro de crédito.

"A liquidez, a demanda e a política são os três itens mais relevantes para assistir em 2015", disse Ludovic Subran, economista-chefe do grupo Euler Hermes. "Qual consumidor vai salvar o mundo? O financiamento de transações comerciais ainda será otimista com um dólar mais caro? E como é que o risco político impactará as decisões de investimento nos negócios?" Esses três temas que sustentam o velho ditado "esperar pelo melhor, mas o planejar para o pior" é mais adequado do que nunca. Embora tenhamos visto uma queda de 12% nas falências globais em 2014 e esperamos apenas uma queda de 3% em 2015, ainda há risco iminente considerável à frente para o comércio B2B ".

O índice de insolvência global da Euler Hermes continua a ser de 12% acima dos níveis pré-crise, com macro desenvolvimento tímido pesando sobre as receitas das empresas e restrições de financiamento em vários países. A ameaça de inadimplência deverá aumentar em mais de 23% até ao final de 2014, em grande parte devido às dificuldades das economias da China e da Rússia - com um crescimento relativamente baixo se tornando uma nova "norma". Também o prazo médio de recebimento das vendas (“days sales outstanding” DSO) está aumentando em um dia a cada ano desde o início da crise, chegando a 73 dias em 2014.

Uma pesquisa da Euler Hermes destaca, em particular, a fragilidade da economia da Zona do Euro. Cita fraca demanda, significativa falta de investimento em infra-estrutura, as pressões para queda dos preços e as questões de financiamento em andamento das empresas são os principais desafios para as empresas do continente.

2014 um ano de Decepção, Rompimento e Divergência

• O mundo começou 2014 com muito otimismo, mas em última análise, foi um ano de decepção persistente. Das 80 principais economias abrangidas pela Euler Hermes, apenas a Espanha e Índia superaram - modestamente - abaixo das expectativas de consenso.
  • A falta de agressividade na recuperação da zona euro continua a ser, em última análise, um problema de demanda, tanto corporativa como de consumo. É importante ressaltar que o comércio dentro da zona do Euro tem lutado para se recuperar, o que dificulta ainda mais a retomada. O financiamento empresarial continua a ser um problema, restringindo as oportunidades de expansão, quando eles se apresentaram.
  • A escalada das tensões e das sanções na Rússia e na Ucrânia tem gerado um aumento paralelo dos riscos associados à negociação comercial para as empresas que operam na região.
  • A visibilidade e a escala da ameaça representada pelo Estado Islâmico (IS) cresceu durante 2014, o que representa uma ameaça existencial na região do Oriente Médio, especialmente para o investimento e financiamento.
  • A China continuou em seu caminho rumo a um crescimento mais lento, mas voltado para o mercado doméstico, mudando a ênfase de seu caminho dominado pelo investimento.
  • O Brasil continua a definhar, com um crescimento esperado de 0,3% em 2014, deverá ser mais baixo do que muitos países da zona do Euro. A dependência em despesas de consumo combinada com a falta de investimentos públicos e privados durante os anos de fortes preços das commodities deixaram o país altamente exposto ao recente abrandamento dos preços das commodities. O México, por outro lado, tem visto um crescimento fortalecido como beneficiário da alavancada recuperação dos EUA. As reformas estruturais aumentaram a confiança dos investidores e as pressões inflacionárias tem ficado em segundo plano.

2015 determinadO pela Liquidez, Demanda e Política

A Euler Hermes estima que a economia da zona do Euro deverá crescer apenas 1% em 2015, enquanto o PIB mundial aumentará em 2,8%, um quarto ano consecutivo abaixo de 3% e apenas ligeiramente impulsionada pelo crescimento possível do mercado emergente de 4,3%. A pesquisa da Euler Hermes sugere que as melhores oportunidades para os exportadores estariam focadas nas regiões onde o crescimento é mais forte - África (4,9%), na Ásia (4,7%) e Oriente Médio (3,8%) – enquanto se protegeram dos riscos de inadimplência.
  • Os níveis de consumo nos EUA, Reino Unido e Alemanha, serão um pouco melhor, mas apenas  comparados aos seus níveis de 2008. Além disso, em um contexto de um mundo deflacionário, o volume de comércio mundial e os preços estão abaixo da média de longo prazo.
  • Elevação da taxa política do FED EUA em 2015 deverá ter um impacto limitado sobre o resto do mundo, mas ainda significa um maior risco de mudança para as empresas que exportam para os países emergentes, com um grande déficit em conta corrente (por exemplo, Brasil, Índia, África do Sul e Turquia).
  • Olhar em perspectiva os alertas da Euler Hermes de aumento do risco geo-político onde mais de 40% da população mundial vai votar em 2015, e as políticas públicas tendem a serem inclinadas a mais intervencionismo.

Subran continuou: "Há sinais positivos em todo o mundo, desde a repercussão industrial nos EUA, e a Itália saindo da recessão para novos mercados de fronteira oferecendo potencial importante para equipamentos industriais e domésticos. Mas também há um pouco de barulho, e desembaraçar os dois será crucial para restaurar a confiança sustentável, investimento e estabilidade. Empresas utilizando as crises para ganhar experiência e know-how; enriquecendo sua caixa de ferramentas para alcançar o sucesso da internacionalização será mais importante do que nunca."​​