Responsabilidade social

Na Euler Hermes, ser responsável implica desenvolver ações concretas em relação ao meio ambiente, ao atendimento ao cliente, à diversidade e aos recursos humanos.


  • Desenvolvimento regional sustentável e oportunidades de emprego
  • Desenvolvimento econômico sustentável
  • Informação sobre o meio ambiente
Nós encorajamos os compromissos locais concretos e nos orgulhamos das nossas subsidiárias que realizam projetos humanitários através de fundações e ONGs.
 

ALEMANHA E REINO UNIDO

 
Essas duas subsidiárias introduziram um sistema para equiparar as contribuições do empregador com as doações dos funcionários. Em 2011, a Euler Hermes Alemanha equiparou sua contribuição as doações dos seus funcionários em prol da campanha Allianz de ajuda ao Japão ("Allianz Aid for Japan") e para entidades locais (p.ex., doar sangue). Por sua vez, a Euler Hermes Reino Unido equiparou sua contribuição as doações dos seus funcionários para a British Heart Foundation (Fundação Britânica do Coração) e para vários hospitais.
 

ESTADOS UNIDOS

 
Pelo segundo ano consecutivo, a Euler Hermes EUA deu seu apoio à rede Cristo Rey, que ajuda jovens de bairros menos favorecidos a seguir um curso superior. Ela lhes oferece a possibilidade de estudar, enquanto os jovens ganham experiência profissional que também ajuda a financiar seus estudos.
 
Nesse contexto, a Euler Hermes EUA ofereceu vagas de estagiários para jovens menos favorecidos de Baltimore. Além disso, quatro membros da administração participaram de um treinamento em negócios na rede Cristo Rey, que foi organizado para preparar os alunos para o próximo ano e para a sua futura carreira profissional.
 
Nos últimos 11 anos, a Euler Hermes EUA igualou as doações dos funcionários para o Johns Hopkins Children’s Center, o centro de medicina infantil do Hospital Johns Hopkins Nossa subsidiária norte-americana também auxilia o banco de alimentos de Maryland.
 

FRANÇA

 
A Euler Hermes França firmou um acordo de parceria por três anos com a escola de comércio IESEG. Em virtude desse acordo o presidente da empresa, Ludovic Sénécaut, inaugurou um novo anfiteatro. A Euler Hermes França também se comprometeu a empregar jovens formandos, estagiários e aprendizes provenientes da escola. Cinco formandos e alunos trabalhavam para a empresa em 2011.
 
Pelo segundo ano consecutivo, colaboradores da Euler Hermes em Paris foram convidados a participar da corrida organizada entre empresas em benefício da campanha "Ação contra a fome." Juntamente com outras companhias do Grupo Allianz, eles também participaram da corrida "La Parisienne," em apoio à pesquisa do câncer de mama.
 

ITÁLIA

 
A filial italiana continuou a demonstrar seu compromisso com as crianças durante o ano de 2011, encorajando a adoção de crianças africanas e patrocinando a Cidade da Criança.
 

PROGRAMA DE APADRINHAMENTO


Em 2011 foi lançado o programa de apadrinhamento intitulado “Referrals change the world.” Todo cliente que indicar o nome de uma ou mais empresas dispostas a ter uma reunião com a Euler Hermes tem direito a uma verba que será doada para uma ONG de sua escolha: Salve as Crianças, Cruz Vermelha ou WWF. As empresas Euler Hermes no Reino Unido, Polônia, Hungria e Holanda já participam desse programa.
 

SOPEX

 
Desde 2010 a Euler Hermes tem contribuído para a SOPEX, uma iniciativa social da Allianz. Em 2011, vários colaboradores dedicaram uma semana às ONGs com o objetivo de desenvolver soluções usando a metodologia OPEX.

GERAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 
Desde 2001, a Euler Hermes se dedica a promover os cinco valores compartilhados dentro do Grupo Allianz. Tais valores orientam as ações de cada colaborador, possibilitando que o Grupo realize seus objetivos, satisfaça os clientes e consolide seus fundamentos a cada dia.
 

ALINHAMENTO ENTRE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO

 
Através da coerência e integração entre as suas estratégias, ações, comunicação e compromissos, a Euler Hermes dá aos clientes e ao mundo dos negócios em geral uma visão clara e transparente do seu modelo de negócio e do valor do cliente.
 
Essa consistência ajuda os colaboradores a dar apoio ao desenvolvimento do negócio dos clientes e segurar os seus riscos profissionais. Fazer com que nossa organização, integração, serviços e ferramentas sejam transparentes é algo que garante a coerência e a confiabilidade.
 

PROMOVER A CULTURA DA EXCELÊNCIA

 
A Euler Hermes acredita que o desempenho é o principal fator na promoção da excelência e do crescimento sustentável. A busca da excelência é uma fonte permanente de progresso e nos permite responder aos desafios da globalização econômica.  Nosso funcionários contribuem para atingir esse objetivo compartilhado: tornar-se o parceiro preferencial para a gestão das contas e títulos a receber em âmbito mundial.
 

FOCO NOS CLIENTES

 
A companhia investe em uma abordagem em múltiplos níveis para adaptar sua infraestrutura e seus processos, seus sistemas de informações comerciais, o compartilhamento de melhores práticas, o treinamento, a mobilidade, etc.
 
Todas essas iniciativas colocam o cliente como ponto focal da reflexão e da estratégia. Como podemos melhorar os serviços? Como podemos responder melhor às necessidades dos clientes? Essas são perguntas que nos fazemos todo dia ao atender nossos clientes e colocar em prática a nossa estratégia de negócio.
A Euler Hermes se compromete a reduzir o impacto ambiental das suas operações por meio da sua política de desenvolvimento sustentável.  As medidas de responsabilidade adotadas nos ajudam a usar melhor os recursos humanos, materiais e naturais em nível mundial.
 

CONSUMO DE ENERGIA

 
Equipamentos consumidores de energia são inspecionados e substituídos periodicamente para atender às normas atuais de segurança, consumo e conforto. O Conselho de Administração endossou um estatuto referente ao ambiente de trabalho considerando as normas HQE (High Quality Environmental) como fatores para o processo de seleção de equipamentos. 
 
Em 2012, as atividades globais da matriz do Grupo e sua filial francesa relocaram seus escritórios para o edifício Tour First, no distrito comercial de La Défense, em Paris. Trata-se do primeiro grande edifício comercial reformado que obteve a certificação HQE na França.  Suas emissões de gás carbônico e consumo de energia são 65% menores do que os dos edifícios de escritórios convencionais.  
 

FORNECEDORES SUSTENTÁVEIS

 
O engajamento do Grupo com a sustentabilidade também se reflete na escolha dos fornecedores, com base no compromisso destes em recuperar e reciclar materiais no final do seu ciclo de vida.   Em muitos escritórios já foi implantada a triagem de lixo.  
 

CONSUMO DE PAPEL

 
O consumo de papel constitui uma das grandes preocupações do Grupo há muito tempo.  Em 2003, a Euler Hermes desenvolveu o Euler Hermes OnLine Information Service (Serviço de Informações on-line Euler Hermes) ou simplesmente EOLIS. Trata-se de um portal extranet projetado para que os clientes e parceiros comerciais gerenciarem on-line as suas apólices de seguro. Atualmente, o EOLIS está disponível em 31 países e em 17 idiomas, e 97% das solicitações de limite de crédito são feitas on-line.
 
A empresa também reforçou sua estratégia de se relacionar com os clientes sem usar papel. Em 2012, por exemplo, a filial francesa lançou um serviço de cofre eletrônico para clientes e corretores. Esse serviço de arquivamento seguro permite que todos os documentos relativos ao gerenciamento das apólices de seguro, que antes eram enviados e recebidos em papel, sejam armazenados em formato eletrônico sem perder seu valor como comprovantes. 
 

WEBSITE NEUTRO EM CARBONO

 
A Euler Hermes também faz a sua parte para reduzir os impactos da emissão global de carbono. Desde novembro de 2010, os websites da Euler Hermes foram certificados como "neutros em carbono". A energia usada pelos servidores e pelas conexões dos websites da Euler Hermes é compensada por uma contribuição paga a projetos europeus para financiar o desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Essa iniciativa foi tomada em parceria com a organização dinamarquesa CO2 Neutral Website e a União Europeia. 
 
Nas viagens de negócios, a Euler Hermes encoraja o uso do trem em vez de avião, sempre que a distância permitir. A frota de carros da empresa também é renovada periodicamente para tirar vantagem das mais recentes normas antipoluição introduzidas pelas montadoras.