perguntas frequentes (faq)

 1. ACESSANDO O SISTEMA EOLIS

Como acessar o Sistema EOLIS?


O sistema EOLIS é uma ferramenta “on line” que poderá ser acessada através do site da Euler Hermes (www.eulerhermes.com.br), no link localizado no canto superior direito da página.

O acesso deve ser feito com o nome de usuário e senha, fornecidos exclusivamente pela Euler Hermes, no momento da emissão da apólice de seguro de crédito, de acordo com a funcionalidade pretendida, isto é, se perfil de Segurado ou de Corretor,  levando-se em conta as particularidades da sua Apólice de Seguro.

2. SOLICITANDO UM LIMITE DE CRÉDITO

Qual o tempo de resposta para uma solicitação de limite de crédito?


Para apólices de Seguro de Crédito Interno (riscos domésticos), o tempo médio de resposta é de no máximo 5 (cinco) dias úteis. Já para as apólices de Seguro de Crédito à Exportação, o tempo médio de resposta é de no máximo de 10 (dez) dias úteis.

 

Quais são as informações necessárias para a análise de um Comprador/Cliente?

 

Informações cadastrais e de comportamento de pagamento no mercado, bem como demonstrações financeiras dos últimos três períodos auditadas ou devidamente assinadas pelo contador e representante legal da companhia, são geralmente fornecidas pelos principais Bureaus de Informações, entretanto, caso não estejam disponíveis nessas fontes de consulta, solicitamos a ajuda do Segurado para obtê-las diretamente com o Comprador.

 

As principais informações financeiras que serão utilizadas nas análises são:


(i) balanço patrimonial;

(ii) demonstrativos de resultados;

(iii) demonstrações de fluxos de caixa;

(iv) demonstrações de mutação do patrimônio líquido;

(v) detalhamento do endividamento bancário, dentre outras.

 

Como faço para enviar os demonstrativos financeiros para a Euler Hermes?

 

Todas as informações que possam auxiliar na análise de um Comprador/Cliente devem ser encaminhadas para o seguinte endereço eletrônico: ehbr.doc@eulerhermes.com

 

O que é o endosso e como entender uma decisão de limite de crédito?

 

O endosso é a confirmação da decisão final do limite de crédito aprovado pela Euler Hermes, após solicitação do Segurado. 

 

Faça o dowloand do nosso endosso e verifique com mais detalhes os ítens que compõe a resposta do seu pedido de limite.


Caso ainda tenha dúvidas, por favor envie um e-mail para ehbr.decision@eulerhermes.com.

 

Qual é a diferença entre: (i) endosso e (ii) anexo?


(i) Endosso: documento que confirma a decisão final do limite de crédito aprovado pela Euler Hermes, após solicitação do Segurado; e
(ii) Anexo: documento que complementa/altera uma condição ou informação na Apólice de Seguro.  

   

Como funciona o limite temporário?


O limite temporário tem a mesma finalidade da cobertura de um limite permanente, no entanto, o valor aprovado possui uma data de validade. O limite temporário poderá ou não ser renovado em uma nova análise. Caso a renovação não aconteça, a cobertura será válida apenas para o período informado no endosso.

Por que alguns limites solicitados são respondidos de forma imediata e outros devo esperar 10 dias?


Há Compradores/Clientes que foram recentemente analisados pela Euler Hermes e que, por isso, já possuem limites pré-aprovados, possibilitando a aprovação automática de limite. Por outro lado, há Compradores/Clientes que são novos na base do EOLIS e por isso demandam maior tempo para análise e aprovação de limite. 

Por que não posso pedir prioridade direto no EOLIS quando insiro um pedido de limite?
O pedido de prioridade deve ser sempre encaminhado para o endereço eletrônico ehbr.atendimento@eulerhermes.com, onde a solicitação receberá o tratamento adequado para a prioridade envolvida.  

Posso ter uma resposta automática parcial “on line” e posteriormente receber a decisão completa final?


Sim, se o Comprador/Cliente tiver sido recentemente analisado pela Euler Hermes e possuir um limite pré-aprovado, o Sistema EOLIS dará a opção ao usuário de ter uma cobertura parcial aprovada automaticamente, mantendo a análise manual para o valor remanescente da cobertura solicitada.

Como e onde identificar se minha cobertura ainda está válida?


Os valores de limites de crédito aprovados poderão ser consultados no Sistema EOLIS a qualquer momento devido a sua atualização “on-line”. Caso o limite de crédito sofra alguma alteração durante a vigência da Apólice de Seguro, a nova decisão poderá ser informada via endosso, além de estar disponível no Sistema EOLIS.

3. ATRASO / SINISTRO

Como eu faço para saber se terei cobertura de um sinistro?

Para cobertura securitária faz-se necessário observar, em todas as transações, os termos e condições da Apólice de Seguro de Crédito (cláusulas contratuais, termo de venda, prazo para aviso, limite, venda realizada dentro da vigência, declaração de DVN, documentação obrigatória, etc).

Como eu faço para informar a Euler Hermes sobre um  sinistro?


O aviso de sinistro deve ser realizado via Sistema EOLIS, seguindo o passo a passo do manual recebido, inserindo todas as faturas comerciais em aberto, vencidas e vincendas, independentemente de estarem sob a garantia da Euler Hermes, além dos demais documentos descritos na Apólice de Seguro de Crédito.

Já inseri o sinistro no Sistema EOLIS e agora como funciona?


Você (Segurado) receberá um e-mail da Euler Hermes com a confirmação do registro, bem como com as informações sobre eventuais documentos faltantes, que devam ser encaminhados no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da solicitação.

Como eu solicito um prazo de prorrogação de pagamento para um Comprador/Cliente ?


O Segurado deverá inserir seu pedido via Sistema EOLIS, utilizando-se do manual recebido, detalhando o acordo a ser realizado com o comprador, suas parcelas e valores.

Quais são os documentos necessários que devem ser encaminhados à Euler Hermes após o aviso de sinistro no Sistema EOLIS?


Documentação para Apólice de Seguro de Crédito Interno (Risco Doméstico):

 

  • Notas Fiscais/ Faturas;
  • Boletos/Duplicatas;
  • Comprovantes de entrega;
  • Instrumentos de Protestos e/ou comprovante de inclusão do débito na base de dados do PEFIN- Pendências Financeiras, este último apenas para os casos abaixo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); 
  • Eventuais contratos, formulários, garantias; e
  • Outros documentos solicitados pela Euler Hermes que tenham respaldado a venda.

 

Documentação para Apólice de Seguro de Crédito à Exportação: 

 

  • Cópia do(s) respectivo(s) conhecimento(s) de transporte; 
  • Invoice Comercial
  • Cópia do(s) respectivo(s) RE(s) - Registro(s) de Exportação averbado(s) e completo(s), preenchido(s) dos
  • campos 1 ao 30 (operação PCEX 3111, do SISCOMEX); e
  • Outros documentos solicitados pela Euler Hermes que tenham respaldado a venda.

 

 

4. COBRANÇA 

Após realizado acordo com o Comprador/Cliente, como devo comunicar à Euler Hermes para receber a indenização? 

Acordo firmado antes do pagamento da indenização:

 

  • Se firmado pelo Segurado: este deverá comunicar imediatamente a Euler Hermes quanto ao recebimento das parcelas, para que esta promova os lançamentos dos pagamentos para abatimento do saldo;

 

  • Se firmado pela Euler Hermes: esta efetuará o repasse mensal das parcelas recebidas, descontados eventuais honorários e despesas contratuais;

 

  • Se o acordo firmado for inadimplido antes do pagamento da indenização, a Euler Hermes promoverá o pagamento do saldo indenitário em aberto, após a caracterização do sinistro. 

  • Caso o sinistro já tenha sido caracterizado, a Euler Hermes efetuará o pagamento em até 30 (trinta) dias a contar da informação do descumprimento do acordo.

  • Na hipótese de um acordo onde os vencimentos das parcelas ultrapassem o prazo de caracterização do sinistro, o Segurado poderá decidir se deseja receber o saldo remanescente ou continuar recebendo o saldo do acordo celebrado.

 

 

5. FINANCEIRO

Como fazer o pagamento do prêmio de seguro?


  • Para Seguro de Crédito Interno (Risco Doméstico): boleto bancário registrado, encaminhado juntamente com a Apólice de Seguro.

 

  • Para Seguro de Crédito à Exportação: Fechamento de câmbio junto à Instituição Financeira (as instruções detalhadas para tal serão enviadas com a documentação da apólice).

 

É possível prorrogar a data de vencimento do pagamento do prêmio de seguro?


Sim, o boleto poderá ser pago em qualquer instituição bancária ou internet banking em até 60 dias após o seu vencimento. Passado este prazo, o departamento financeiro da Euler Hermes deverá ser acionado para a emissão de um novo boleto, pelo endereço eletrônico: ehbr.financeiro@eulerhermes.com.

Quando serão emitidas as notas fiscais que suportam o pagamento das parcelas de prêmio de seguro?


Não há emissão de nota fiscal para apólices de seguro. A documentação que irá suportar o pagamento do prêmio de seguro correspondente será a emissão da Apólice de Seguro de Crédito pela Euler Hermes. 

Como entender a composição do valor creditado pela Euler Hermes?


Os detalhes de todos os pagamentos realizados pela Euler Hermes estão disponíveis na opção “Diretório de Avisos”, dentro do Sistema EOLIS.

 

Como posso identificar os créditos efetuados pela Euler Hermes?


No sistema EOLIS será disponibilizado um extrato consolidado, atualizado periodicamente, com as seguintes informações:

 

(i) valores dos créditos efetuados;

(ii) identificação das empresas depositantes; e

(ii) ramos das apólices de seguro. 

 

 

  • Os extratos conterão as seguintes descrições: 

  • Extrato de Pagto EH Serviços DOM:

 

Para os créditos decorrentes de valores recuperados “antes” da indenização do sinistro - Ramo Doméstico (060);

 

  • Extrato de Pagto EH Seguros DOM:

 

Para os créditos decorrentes de 

 

(i) indenizações de sinistros cobertos; e

 

(ii) valores recuperados após a indenização do sinistro - Ramo Doméstico (060); e

 

  • Extrato de Pagto EH Seguros EXP:

Para créditos decorrentes de indenizações de sinistros cobertos - Ramo Exportação (019).

 

Como é realizada a cobrança do limit fee (periodicidade)?


Para apólices de Seguro de Crédito Interno (Risco Doméstico) e à Exportação: O faturamento será realizado trimestralmente, no mês subsequente ao término de cada trimestre, conforme a vigência da Apólice de Seguro e  solicitações de limites de crédito efetuadas no período. 

Logo após a renovação da Apólice de Seguro, também será cobrado um valor pelo monitoramento dos Compradores/Clientes ativos constantes na base de dados. 

Para apólices“World Agency”: O faturamento será realizado uma única vez a cada vigência, no mês subsequente à emissão da Apólice de Seguro de Crédito.

As informações aqui contidas possuem caráter tão somente informativo e não alteram e/ou vinculam as condições estabelecidas entre a Euler Hermes e o Segurado na Apólice de Seguro de Crédito.